postheadericon Surubim (Pintado) Assado

Surubim Assado

Para quem não conhece, o surubim ou pintado, é um peixe nobre, sem escamas, que possui carne branca, com sabor bastante agradável.
Este final de semana eu resolvi assar um Surubim inteiro e criar esta receita de Surubim assado. O resultado foi super positivo, ficou uma delícia e agora vou dividir com vocês como fazer.

Eu quis assá-lo inteiro por opção, mas se for de sua preferência assá-lo em postas também pode e fica ótimo!

Vamos aos ingredientes?!

Ingredientes:

  • 1 peixe surubim-pintado limpo (aproximadamente 1,5 Kg), inteiro ou cortado em postas.
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 2 dentes de alho socados no pilão
  • Suco de 2 limões grandes
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de açafrão em pó
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, cortada em brunoise (cuidado, sempre utilize luvas para manusear as pimentas dedo-de-moça e evitar queimaduras nos dedos)
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 2 tomates italianos cortados em rodelas de espessura média
  • 2 batatas inglesas cortadas em rodelas de espessura média
  • 1 cebola média cortada em rodelas

Modo de Fazer:

  1. Primeiramente é preciso preparar a marinada para temperar o peixe, então comece picando a salsinha, depois a pimenta dedo-de-moça e em seguida soque o alho junto com o sal no pilão.
  2. Em um recipiente adicione a salsinha picada, a pimenta dedo-de-moça picada, o suco de limão, o azeite, o alho socado no pilão junto com o sal e o açafrão.
  3. Você terá uma mistura conforme a foto abaixo:
  4. marinadaCaso escolha fazer o peixe em postas, basta deixar as postas marinando no molho feito acima por no mínimo 2 horas na geladeira, antes de montá-lo na travessa que irá utilizar para assá-lo.
  5. Coloque o molho feito acima por toda a barriga do peixe e feche com palitos ou se preferir, costure.
  6. Tempere toda a pele do peixe com sal e limão.
  7. Deixe o peixe na geladeira marinando por no mínimo 3 horas. (Para o peixe inteiro é importante deixar mais tempo marinando do que se fossem postas, pois demora mais para o tempero ser incorporado por igual na carne toda.)
  8. Abaixo uma foto do peixe sendo temperado:
  9. temperando o peixeApós passado o tempo que o peixe ficou marinando no tempero, é chegada a hora de montá-lo na assadeira para levá-lo ao forno.
  10. Escolha a assadeira que irá assar o peixe e coloque um fio de azeite no fundo espalhando com o auxílio de uma pincel culinário ou mesmo com a mão para untar a assadeira.
  11. Feito isso forre a assadeira com rodelas de batatas conforme na foto abaixo (aconselho pré-cozinhar as batatas antes, para que fiquem macias, não cozidas totalmente):
  12. forrando a assadeiraEm seguida disponha os tomates e as cebolas cortados em rodelas sobre as batatas, preparando assim uma “caminha” para o peixe.
  13. forrando a assadeiraColoque o peixe sobre a “caminha”, ajeitando-o corretamente na posição que será assado. Pegue mais um pouco do molho feito para temperar o peixe e coloque por cima.
  14. Surubim assadoTampe o peixe com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos para que asse. Passados os 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe o peixe no forno por mais uns 20 minutos para que ele fique dourado.
  15. Sirva com Arroz branco, salada de folhas verdes de sua preferência e pirão.

 

Simplesmente uma delícia!

 

47 Respostas para “Surubim (Pintado) Assado”

  • Juan Ramon:

    Achei uma maravilha, ainda não fiz porem em breve farei a experiencia e comento com mais detalhes. obrigado por postar a sua receita.

    • admin:

      Obrigada por seu comentário e sua visita Juan! São por comentários como os seus que a gente se inspira cada vez mais para colocar receitas gostosas no site! Um grande abraço e fique sempre de olho na Cozinha da Nat

  • Maria Beckman:

    gostei mto da receita,porem nao fiz ainda,mais copiei pra breve fazer,deve ficar mto bom,obrigada por nos ajudar com suas recetas. continua fazenda mais acréditos q tdos vao gostar.bjs

  • José António:

    Adorei a receita, dentre as varias que pesquisei, está foi a que mais me chamou a atenção pela bela apresentação e ingredientes utilizados… Amanhã testarei a receita e posto novos comentários

    • José António:

      Boa tarde! Acabei de desfrutar dessa receita maravilhosa ficou super saboroso a apresentação ficou otima. Ah e não sobrou nada rs. Parabens pela receita e pelo blog Nat. Um ótimo domingo de Páscoa a todos

    • Nathalia Vegi:

      Bom dia José Antonio, como vai? Fico imensamente feliz que tenha curtido a receita do Surubim. Te convido a dar uma olhadinha também na receita da Corvina Assada que também é uma delícia! Você tirou foto do seu Surubim? Eu adoraria postar aqui no site a sua foto da receita! Envia pra gente! contato@natvegi.com.br
      Um abraço e tenha um ótimo dia!

  • Taira Monezzi:

    Olá! Vou fazer essa receita hoje, mas estou com medo de deixar o peixe marinando por muito tempo e o suco do limão acabar “cozinhando” o peixei como umc ceviche e isso alterar a textura na hora de assar. Você tem alguma dica para isso?

    • Nathalia Vegi:

      Oi Taira como vai? Obrigada por seu comentário. Sobre o tempo da marinada, se vc for fazer ele inteiro pode deixar por umas três horas sem medo e se for fazer em postas umas duas horas é o suficiente. O limão é utilizado para temperar os peixes justamente para firmar a carne que já é bastante sensível. Como vc disse, “cozinhá-la” mas isso não alterará a textura do peixe assado em seu resultado final, pelo contrário, se não fizer esse processo, o seu peixe corre o risco de ficar muito molengo, desmanchando, depois de assado. O que vc não pode deixar de fazer é regá-lo com um fio de azeite antes de levá-lo ao forno para não ressecar a carne. Depois me conta como ficou. Ahhh e manda foto pra eu postar no Blog, vou amar! Um beijo!!

    • Taira Monezzi:

      Obrigada Nathalia! :)
      Mudei completamente e recheei ele com muitas ervas frescas, cebola, alho e limão siciliano… Vou deixar marinar nisso e assar mais tarde.
      Com nunca fiz um peixe inteiro, tenho outras dúvidas! Você pode me ajudar? :)
      Ele cru, a pele é muito dura! Ela solta depois de assado né? Tenho receio também com os espinhos. Eu já comprei ele limpo, sem nada dentro da barriga, mas como ele é pequeno (1,5kg) estou com medo de ter espinho demais e carne de menos e não sei se há outro procedimento para limpar o pintado (tirar pele, tirar os espinhos maiores antes de assar e etc).

    • Nathalia Vegi:

      Oi Taira, como vai?
      Sobre os espinhos, o pintado quase não tem espinho nenhum, ele tem a espinha dorsal dele no meio que é um osso mais grosso e no resto da carne vc acha um ou outro pequeno, mas nada que impossibilite de vc comê-lo tranquila.
      Sobre a pele, depois de assado, ao se servir, você verá como ela se solta da carne, não se preocupe.
      Depois me conta o resultado final e não esquece de tirar uma foto e me mandar, vou adorar!
      Um abraço e obrigada!

  • Raissa:

    Olá, eu vi a receita e de cara já gostei. Mas fiz algumas mudanças , rsrsrs. Dobrei o tempero, o tempo, a temperatura , e coloquei bacon como recheio. Resultado : o peixe ficou divino ! Beijos

    • Nathalia Vegi:

      Oi Raissa que bacana que você gostou! Vou anotar suas dicas pra fazer aqui tb, tenho certeza que ficou divino!
      Você assina a Newsletter do site? Se ainda não assina, basta inserir o seu e-mail aqui do lado esquerdo do site e clicar em assinar. Assim toda vez que tiver uma receita nova, chegará um e-mail pra você avisando! Ahhhhh e quando você tiver fotos das receitas que reproduziu do site, manda pra mim por e-mail, vou adorar! contato@natvegi.com.br
      Um abração e obrigada pela visita e elogios!

  • Rogério:

    Natália
    Boa tarde
    Estou com um surubim de 0.95 cm e +_ 6,5 kilos que eu trouxe do patanal no último fim de semana.Pretendo faze-lo no próximo domingo
    seguindo sua receita e acrescentando o bacon que a Raíssa colocou.Você acha que terei problemas para assa-lo por causa do tamanho e se preciso deixar mais tempo marinando?

    • Nathalia Vegi:

      Boa noite Rogério, como vai?
      Em primeiro lugar muito obrigada pela visita e confiança.
      Sobre o seu peixe, eu não acredito que você terá problemas pra assá-lo, desde que ele caiba direitinho no seu forno, a gente pode ajustar alguns processos devido ao tamanho do peixe.
      O tempo da marinada por exemplo, eu deixaria ele marinando de um dia pro outro pro exemplo, porque peixe normalmente demora pra pegar tempero e um peixe de aproximadamente 6,5kg é bem grande né?!
      Outra coisa, como estamos falando de 6,5kg de carne em um peixe inteiro, eu faria vários furos por dentro dele, para que o tempero entranhe bem, e também faria alguns “talhos” bem superficiais no couro dele para que o tempero entranhe na carne. Não é pra fazer cortes muito profundos, apenas superficiais pro tempero conseguir chegar na carne pelo couro tb, visto que o couro de um surubim desse tamanho é bem mais grosso do que o couro do surubim que eu utilizei nesta receita, que era pequeno.
      Pra vc assar, acredito que uns 40 minutos com papel alumínio são suficientes com forno a uns 180 graus. E em seguida vc retira o papel alumínio para deixar ele mais um tempinho dourando.
      Durante o período que ele estiver assando, vale a pena regar umas 2 vezes com um fio de azeite a pele para evitar que resseque.
      Depois me manda foto, vou adorar ver como ficou, e se você permitir, publicar aqui no site.
      O meu contato é: contato@natvegi.com.br
      Um abraço!

  • Rogério:

    Você tem receita de Pacu Assado.estou com um de 0.52 cm e 4kls e gostaria de faze-lo assado.

    • Nathalia Vegi:

      Ei de novo Rogério, tudo bem?!
      Sobre o Pacu, vc pode fazer o mesmo processo do Surubim, só não sei se colocaria Bacon, pois ele já é um peixe bastante gorduroso né?!
      Na hora de assar eu faria de duas formas diferentes: Ou tiraria aquela banha toda que tem na parte debaixo da barriga do pacu e seguiria o mesmo processo do Surubim, ou então não tiraria a banha e rechearia ele com uma farofa bem gostosa, porém mais seca, pra poder absorver a gordura da barriga dele.
      Eu nunca assei um Pacu, mas se fosse assar, faria de uma dessas duas formas.
      Eu já vi algumas receitas de Pacu assado na cama de sal grosso, mas ainda não testei nenhum por não ser um peixe muito comum na minha região. Então essa técnica da cama de sal ainda não saberia te assessorar com detalhes, até que eu mesma faça.
      Um abraço!

  • Rogério:

    Natália,obrigado pelas dicas.
    Mandarei fotos sim,só que a nossa farra com o surubim
    foi adiada para o dia 27.

  • Herbert:

    É necessário tirar a pele dele se eu for fazer em posta????

    Obrigado.

    • Nathalia Vegi:

      Oi Hebert como vai?
      Não te aconselho a retirar a pele do peixe, pois ela ajuda bastante a não ressecar a carne na hora de assar e traz suculência para o assado, além de ajudar também a posta a não se despedaçar. Eu retiro a pele no prato, quando vou comer. Depois de assado o peixe se solta muito facilmente da pele.
      Até mesmo quando o assunto é um salmão grelhado, por exemplo, eu evito o máximo de retirar a pele para grelhá-lo.
      Espero ter ajudado em sua dúvida.
      Um abraço e muito obrigada pela visita!

  • Ficou uma delicia fiz aqui !!! Recomendo viu,quiser a foto te envio ficou muito bonito!!

  • Cleber:

    Estou fazendo o pintado em postas.
    O aroma está maravilhoso. Grato pelas dicas !!

  • Mateus:

    Olá, vejo que é um post de um ano atrás , porém me interessei pela beleza e simplicidade do prato, domingo 06/03 colocarei em prática e divulgarei o resultado . Grato

    • Nathalia Vegi:

      Oi Mateus, Obrigada por seu comentário e obrigada pela visita. Quando tiver dúvidas, não exite em perguntar, o que eu souber pra te ajudar, estou a disposição! Não deixe de nos enviar as fotos do seu prato, será um prazer divulgar aqui! O e-mail para contato é contato@cozinhadanat.com.br
      Um abraço e sucesso!

  • Rute:

    ola td bem tenho um pintado de 2,5 e nao tenho limao taiti e nem o siciliano com o limao rosa tbm da certo e eu nao encontro açafrao e na minha familia nao podemos comer pimenta o que vc me sugere….. dedsde ja obrigado

    • Rute:

      desculpa e limao vermelho escrevi errado

    • Nathalia Vegi:

      Oi Rute como vai? Não entendi bem a pergunta. Você quer saber se pode usar o limão rosa no lugar do limão Taiti ou siciliano? Se for está a pergunta, pode sim. Fica uma delícia!

  • Rute:

    e no caso do acafrao e a pimenta eu nao coloquei pq nao podemos com pimenta e o açafrao nao encontrei mesmo acabei de olhar o peixee no forno e passados os 30 minutos ainda esta meio gelado acabei de tirar o papel aluminio acho que vou ter que deixar mais de 20 minutos no forno o que vc me diz

    • Nathalia Vegi:

      Pode tirar a pimenta e açafrão, vai ficar gostoso de igual maneira e não vai interferir na saúde de vcs. ;)

    • Nathalia Vegi:

      Rute, o tempo de cozimento do Peixe varia muito de forno para forno, afinal cada marca de fogão/forno atinge uma temperatura diferente. O importante é você focar no peixe. Quando você retirar o papel alumínio a carne do peixe deve estar cozida, depois disso você vai voltar com o peixe ao forno, sem o papel alumínio apenas para que ele doure. Não deixe dourar demais para evitar que resseque a carne.

  • Sandra:

    Acabei de fazer para o almoco . Ficou maravilhoso, Pena que nao consecutive postwar a foto

  • Aline:

    Ficou uma delícia! Foi o melhor peixe que já fiz. Mas coloquei só um limão (ficou muito bom). Hoje vou fazer de novo para o almoço de domingo!

    • Nathalia Vegi:

      Que excelente notícia e incentivo Aline! Manda foto depois por email, vou adorar postar aqui.

  • Dayana:

    Olá fiz o peixe e ficou muito bom. Deu um pouco de água. Mas não tem problema farei um pirão.

  • Roberta:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se posso deixar o pintado de 1,5Kg marinando de um dia para o outro do jeito que você explicou ou é muito tempo?
    E se deixar para colocar o sal e a pimenta na manhã seguinte, posso marinar na noite anterior?
    Grata

    • Nathalia Vegi:

      Roberta, bom dia! Como vai? Eu já deixei peixe de até 1Kg marinando de um dia para o outro, e não ficou salgado não. Quando o peixe está inteiro é um pouco demorado mesmo pro tempero pegar, por isso sempre deixo de um dia para o outro. O ideal é que vc deixe marinando de um dia pro outro já com o sal e a pimenta. Agora se for fazer em postas, aconselho a deixar umas 3 a 4 horas apenas. Se você deixar pra por o sal e a pimenta na manhã seguinte, pra fazer o peixe pro almoço, por exemplo é provável q o tempero fique um pouco sonso.

  • Rodolfo:

    Boa tarde!
    Nat…to meet you!…receita simples pratica e barata…fiz com os ingredientes sugeridos e adicionei os da qui de minas uai…afinal so minero e de beo holizonte!
    Adicionei jurubeba no arroz e coentro fresco na posta

    • Nathalia Vegi:

      Que Bacana Rodolfo! Fico muito feliz que tenha gostado! Eu tb sou de Minas, de Muriaé, perto de Juiz de Fora… Um grande abraço e obrigada pela visita!

  • Davi:

    Acabei de fazer!!!!
    Maravilhoso!!!!!!

  • Fernando Fust:

    Bom dia, Nathalia.
    Farei essa receita para o Domingo de Páscoa (01/04/18)
    será meu primeiro prato com o Pintado em postas, só
    não usarei a pimenta pois não posso. Depois posto fotos.
    Abços.

  • Paulo:

    Boa tarde Nathalia,

    Deu super certo a receita já enviei a foto no seu email!

    Obrigado

    • Nathalia Vegi:

      adorei as suas fotos Paulo e fico muito feliz em ter contribuido para sua receita ter sido esse sucesso! um grande abraço!

Deixe um comentário

Indicação Garantida!


Curso Fundamentos do Chocolate
Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Curso Fundamentos do Chocolate
Publicidade
Publicidade