postheadericon Leites Vegetais: Soja

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Benefícios: Um grão de “bom senso”, tamanho o seu equilíbrio nutricional. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutriz, a soja não só revitaliza como proporciona uma verdadeira regeneração celular. Auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. O alimento também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.
Preparo:

Coloque em uma tigela 3 copos de água para 1 copo de soja e deixe de molho por no minimo 6 horas. Após esse período, escoe os grãos e bata-os no liquidificador na proporção de um copo do grão para um litro e meio de água filtrada ou mineral. Coe em um pano, espremendo bem o bagaço e leve o leite ao fogo até ferver – com  muito cuidado para não entornar. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe-o cozinhando por 10 minutos. Um copo de soja dá cerca de dois litros de leite. Seu resíduo, a okara, pode ser utilizado para preparar bolos, pães, etc.

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