HOSPEDADO NA TASK -
HOSPEDAGEM DE SITE
E-MAIL PROFISSIONAL
REGISTRO DE DOMÍNIOS
SERVIDOR VIRTUAL
HOSPEDAGEM DE SERVIDOR

postheadericon Charutos de Folhas de Uva (Receita Maria Luísa Veggi)

charuto-01

Como muitos já sabem, a culinária libanesa é tradição na minha família, já que somos descendentes de libaneses e crescemos familiarizados com charuto, kibe, homus, tabule e todas as outas delícias libanesas.

A receita que escolhi compartilhar hoje com vocês é de Charutos de Folhas de Uva da minha tia e madrinha Maria Luísa Veggi, que essa semana veio aqui pra Cozinha da Nat me ensinar o passo-a-passo de como executá-la. O resultado não precisa nem dizer né? Simplesmente uma delícia! Maridão que o diga!

Sobre as folhas de uva… por ser complicado encontrar uma parreira por perto para adquirir folhas frescas, utilizei então as folhas de uva em conserva. Como fizemos apenas uma quantidade para 2 pessoas, eu usei a metade do vidro e todos os ingredientes abaixo são proporcionais ao meio vidro de folhas de uva. Mas sinceramente, o rendimento dava pra 4 pessoas comerem e ficarem satisfeitas (lógico que não até “estourarem”, mas daria pra ficarem sim, satisfeitas)

folhas-de-uva

Pra quem não conhece, essas são as folhas de Uva em Conserva. Elas vêm em um vidro tipo de Palmito.

Ingredientes:

  • 1/2 vidro de Folhas de Uva em Conserva
  • 500 g de Patinho Moído
  • 250 g de Arroz Agulhinha Cru
  • Hortelã “miúda” picadinha (Aquela que a gente coloca no suco de abacaxi), a gosto (eu capricho bem na hortelã miúda, lógico que não vamos deixar o charuto SÓ com gosto de hortelã, mas não coloque uma quantidade insignificante. O segredo do charuto é um bom tempero do recheio com os temperos verdes)
  • Alfavaca picadinha, à gosto (capricho bem na alfavaca assim, como na hortelã, sem deixar o charuto SÓ com gosto de Alfavaca também)
  • Hortelã “pimenta” picadinha, a gosto (capricho bem também na quantidade assim como nos demais temperos verdes citados acima)
  • 1 cebola picada em brunoise
  • 3 dentes de alho, amassados
  • 2 tomates pequenos, picados em cubinhos
  • Pimenta do Reino, à gosto
  • Sal, a gosto
  • Fondor, a gosto
  • Rodelas de Batata para cobrir o fundo da panela onde irá cozinhar os charutos
  • 1/2 xícara de Extrato de Tomate

Modo de Fazer:

Folhas de Uva:

  1. Tire as folhas do vidro e as desenrole com cuidado para não rasgá-las. 
  2. Siga as instruções da embalagem onde é indicado que você ferva as folhas de uva por 3 minutos para que saia o excesso de sal.
  3. Em seguida tire os cabinhos das folhas, para que não amargue o seu charuto.
  4. Reserve-as.

Recheio:

Junte todos os ingredientes em um bowl e misture até ficar homogêneo.

Atenção:O Arroz é cru mesmo!


charuto-02

Recheando os Charutos:

Primeira regra: Não coloque muito recheio nem feche o charuto muito apertado, pois o arroz irá crescer quando cozinhar e precisará de espaço. Além disso, se você deixar o charuto muito apertado ao enrolá-lo, o arroz pode ficar duro.

  1. Abra a folha de uva e coloque um pouco de recheio no centro, feche primeiramente com a parte onde ficava o caule da folha, então dobre de um lado e depois do outro, em seguida termine de enrolar como na demonstração abaixo:charuto-03
    charuto-04
    charuto-05
  2. Forre a panela que irá cozinhar os charutos com rodelas de batatas, para que os charutos do fundo não queimem nem agarrem no fundo.
  3. Vá colocando um charuto ao lado do outro preenchendo a panela até terminar de enrolá-los.charuto-06
  4. Misture o extrato de tomate a uma quantidade de água que cubra metade da panela com os charutos, coloque um pouco de azeite e sal, de maneira que fique um caldo ralinho de tomate. (Não coloque muito sal, pois este caldo é apenas para não cozinhar os charutos em água pura)
  5. Adicione o caldo na panela onde os charutos já estão montados para serem cozidos, em seguida coloque alguns dentes de alho inteiros e com casca também dentro da panela. Eles irão cozinhar junto com os charutos e ainda vão perfumá-los.
    charuto-07
  6. As folhas de uva que por ventura estiverem rasgadas, não as jogue fora, cubra os charutos com elas para abafar.
  7. Tampe a panela e leve ao fogo baixo para cozinhar. Assim que o arroz estiver cozido, os charutos estarão prontos. (Os charutos de cima não são mesmo cobertos pelo caldo, eles cozinham praticamente no vapor)
  8. Caso o caldo seque e o arroz não tenha cozinhado ainda por completo, você pode completar com um pouquinho de água. Sempre vigiando para o arroz não passar do ponto e cozinhar demais.

Atenção: Caso você não goste ou não tenha como adquirir as Folhas de Uva com facilidade, não precisa deixar de fazer a receita. Basta substituir as Folhas de Uva por Repolho. Para utilizar as folhas de Repolho, você só precisa tirar 1 a 1 da cabeça de repolho e colocar em água fervendo até que elas murchem. Assim que murcharem, escorra a água, reserve-as e siga as mesmas instruções de recheio da receita.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Arquivos