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postheadericon Alimentos que ajudam a proteger a pele do Sol

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A exposição ao sol e aos raios ultravioleta eleva a produção de radicais livres no organismo que, em excesso, aumentam o processo de envelhecimento, as manchas e o risco de doenças como o câncer. Com o verão bombando a Cozinha da Nat apresenta alimentos que têm ação foto protetora.

As oleaginosas e castanhas fazem parte desta lista. Elas são ricas em vitamina E, potente antioxidante e protetor solar. A castanha-do-pará ainda possui o selênio, que ajuda na produção da elastina – proteína que deixa a pele mais firme e lisa. Já a semente de linhaça possui ômega 3, que tem ação anti-inflamatória. Esta substância tem destaque quando o assunto é proteção solar porque a exposição ao sol aumenta as inflamações na pele.

Para quem gosta de pegar um bronzeado, é indicado os alimentos de cor alaranjada, como manga, cenoura, mamão e moranga, pois eles são riquíssimos em betacaroteno que, além de ser antioxidante, é precursor da vitamina A, que protege a pele, ajuda a deixá-la mais clara e a prevenir acnes.

O chá verde também já se mostrou muito eficiente, não só para prevenir o câncer de pele, mas também para combater os radicais livres. As catequinas presentes nesse chá têm uma excelente função antioxidante e anti-inflamatória.

O cacau também faz parte das indicações. Os flavonoides do fruto ajudam a proteger a pele e a deixá-la mais resistente ao sol.

É importante ressaltar outro problema da exposição ao sol: o aparecimento de rugas. Consumir algumas frutas vermelhas, ricas em antocianinaamora, framboesa, cereja e romã – ajudam a evitar essas marcas indesejadas.

Alimentos ricos em luteína, como ovo e milho, finalizam essa lista. Essa substância é um potente antioxidante, que além de auxiliar a prevenir contra as radiações, ajuda a diminuir as manchas causadas pelo sol.

Depois de saber de todos esses alimentos que podem te auxiliar neste verão, que tal aprender a fazer um “Suco Protetor”?

Mas atenção!!!! Mesmo ingerindo tudo isso, o uso do protetor solar é indispensável!

Ingredientes

  • ⅓ do copo de chá verde
  • ¾ do copo de suco de laranja (preferencialmente sem coar)
  • ½ cenoura média picada
  • 1 colher de chá de semente de linhaça
  • 2- castanhas-do-pará pequenas
  • 5 folhas de hortelã

Preparo

  1. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Sirva bem gelado e sem coar e adoçar.
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