HOSPEDADO NA TASK -
HOSPEDAGEM DE SITE
E-MAIL PROFISSIONAL
REGISTRO DE DOMÍNIOS
SERVIDOR VIRTUAL
HOSPEDAGEM DE SERVIDOR

postheadericon Coalhada: Fresca e Seca

Coalhada Fresca

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por coalhada em todas as suas variações, especialmente a coalhada seca. Por isso, hoje, gostaria não apenas ensinar como fazer as variações da coalhada, mas também falar um pouquinho ao seu respeito, afinal cultura na cozinha também é super válido e interessante.

A coalhada é o leite fermentado e neste processo de fermentação são mantidos os minerais, as vitaminas e a gordura. Porém, o açúcar do leite é reduzido, o que evita distúrbios digestivos. O alimento é classificado no grupo de alimentos construtores, aqueles que nos fornecem substâncias para a construção e reparação constante do nosso corpo (ossos, músculos etc.).

A coalhada é repleta de benefícios para o ser humano, tem elevado valor nutritivo, melhora a digestão da lactose, aumenta o período de conservação do leite, aumenta o sistema imunológico e é capaz de restaurar a flora intestinal, auxiliar no combate à osteoporose (que afeta principalmente as mulheres na fase da menopausa), além de auxiliar na criação de massa muscular, quando ingerida após os exercícios físicos.

Com tantos benefícios que a coalhada trás pra nossa saúde, o que acha de aprender a fazê-la de forma simples e prática?

Ingredientes:

  • 2L de Leite Fresco. (Integral ou desnatado, porém de sacolinha)
  • 2 Copos de Iogurte Natural. (Eu gosto sempre de usar o Nestlé. Integral ou desnatado)

É importante dizer que esta receita é com 2L de leite, mas caso queira fazer quantidades maiores, a proporção é sempre de 1 copo de iogurte para cada 1L de leite.

Para Coalhada Seca:

  • Sal a gosto para temperá-la depois de pronta.
  • Zathar a gosto para temperá-la depois de pronta. (Tempero típico da culinária síria, achado facilmente nos mercados ou casas de artigos sírios)
  • Azeite a gosto para temperá-la depois de pronta.

Modo de Fazer: (Coalhada Fresca)

  1. Em uma panela coloque o leite para ferver em fogo brando. Quando começar a levantar fervura, desligue.
  2. Deixe o leite esfriar. Aqui que é o pulo do gato: O leite não pode estar quente demais, nem frio demais, ele precisa estar entre 40ºC a 45ºC. (O ponto certo, para quem não possui um termômetro culinário, é quando você conseguir colocar o dedo mindinho no leite e conseguir mantê-lo suportando o calor por 10 segundos.)
  3. Então, acrescente o iogurte e mexa até diluir bem.
  4. Se você tiver iogurteira, coloque nela e siga as instruções de uso.
  5. Não tem iogurteira?! Tudo bem, você consegue fazer sem! Vamos lá. Coloque toda a mistura de leite em um recipiente bem limpinho e com tampa que vede bem. Tampe e envolva o recipiente em uma toalha de mesa, ou pano de prato maior para abafar e manter a temperatura. Coloque dentro do forno (desligado), por cerca de 12 horas.
  6. Logo após este período, está pronta a sua coalhada fresca.
  7. Mantenha a coalhada fresca refrigerada, ela dura cerca de 10 dias para consumo em ambiente refrigerado.

Sugestões de Consumo:

Bata a coalhada fresca com açúcar ou adoçante e frutas de sua preferencia, fica uma delícia!

Ameixas secas sem caroço, Mamão, Morangos frescos, utilize a sua imaginação. Coalhada é sempre uma delícia até pura!

Modo de Fazer: (Coalhada Seca)

  1. Para a coalhada seca, será necessário retirar o soro.
  2. Com a coalhada fresca pronta, conforme visto na receita acima, separe um pano onde você possa deixá-la escorrendo o soro. O ideal é que seja um pano meio fino, uma fralda, um saco de algodão ou até um pano de prato mais velhinho feito de saco de pano alvejado. É importante que separe este tecido só para fazer coalhada. (Eu utilizo sempre uma fralda de pano).
  3. Coloque, cuidadosamente, a coalhada fresca sobre o pano, amarre bem fazendo uma espécie de trouxa e pendure na torneira da pia ou do tanque deixando escorrer o soro. Quanto mais tempo a coalhada ficar pendurada escorrendo, mais consistente e ácida ficará. Eu deixo normalmente quase 1 dia e meio (30 horas em média) escorrendo, pois adoro quando ela fica mais ácida. Se você gosta dela menos ácida e mais molinha, pode deixar no mínimo 12 horas escorrendo.
  4. Quando estiver consistente da forma desejada, tempere com sal, um pouco de azeite e zathar, mexendo bem.
  5. Coloque um fio de azeite por cima e sirva no pão sírio ou consuma da forma que sua imaginação mandar (em sanduíches, saladas, etc).

Rendimento: 500gr de coalhada seca. (utilizando 2L de leite)

coalhada-secando

Escorrendo o soro da coalhada

Textura de pomada da coalhada após secar o soro

Textura de pomada da coalhada após secar o soro

coalhada-pronta

Coalhada Seca pronta para servir

Crédito das fotos: Nathália Vegi

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Arquivos