O Molho ideal para cada tipo e formato de Massa
Italianos são bastante rigorosos quando o assunto é massa. No País da bota, cortar macarrão ou servi-lo cozido demais é pecado. Mas isso não é tudo. Muita gente não sabe, mas há regras também para misturar molhos ou ingredientes extras ao prato. E isso não é frescura, faz toda a diferença no resultado final.
O macarrão é uma receita super versátil, devido às inúmeras formas e combinações de molhos possíveis e adequados para qualquer ocasião, seja uma refeição do dia a dia, seja um jantar sofisticado.
Mas você sabe definir qual o molho ideal para cada tipo e formato de massa? Não?! Então vamos aprender juntos!
Depois de muito pesquisar, procurei reunir neste post informações do molho ideal para cada formato e tipo de massa, onde vamos considerar o formato como o desenho da massa (espaguete, penne, parafuso, dentre outros) e o tipo de macarrão consideraremos como massa seca (industrializada), fresca ou recheada.
- Vamos começar falando sobre o molho ideal, de acordo com o formato da massa:
O fato de as massas terem desenhos diferentes não é só charme. Cada formato é pensado para determinado molho, e a combinação certa vai resultar em pratos equilibrados e muito mais saborosos.
Como regra básica, os molhos mais cremosos e viscosos são adequados para os macarrões mais grossos e de formatos curtos como penne e parafuso, enquanto os molhos mais líquidos ficam melhores com macarrões mais finos e compridos como o espaguete.
“Massas curtas são ideais para saladas e vão bem com molhos pedaçudos”
Abaixo preparei uma tabelinha com as indicações dos melhores molhos de acordo com o formato da massa a ser feita:
- Considerando o tipo da massa para a escolha do molho adequado:
As massas secas, normalmente industrializadas, não têm sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.
As massas frescas, aquelas feitas com ovos, são muito mais delicadas. Portanto, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga.
Já as recheadas, como ravióli, canelone e rondeli, ficam mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos ao sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo. Dá também para brincar com misturas leves como tomates e azeitonas ou apostar em um molho rose, junção de molho branco e vermelho. O importante, aqui, é manter o equilíbrio e evitar ingredientes de sabor muito forte.
Por fim, vale dizer que nem todo macarrão combina com queijo ralado. Esse acessório vai bem com os molhos vermelhos e alguns cremosos e, mesmo assim, se bem dosado. Sair despejando parmesão no prato pode acabar estragando a combinação, e fazendo sofrer o coração dos italianos.