Sashimi de Salmão com crosta de Gergelim
Gente esta receita eu fiz ontem, e juro que quase comi de joelhos pra não acabar rápido, de tão bom que ficou!
Este sashimi de salmão com crosta de gergelim, é a famosa receita do restaurante Carlota em São Paulo, da super Chef Carla Pernambuco, de quem sou fã de carteirinha!
Pra quem gosta de comida oriental, vale super a pena fazer em casa, pois além de ser muito fácil de fazer, fica realmente divino! O “tchan” da receita é sem dúvidas o molho de laranja feito com molho de ostras e suco de laranja apenas.
Anotem os ingredientes e mãos a obra!
Ingredientes (para o sashimi):
- 2 filés de Salmão sem pele e de aproximadamente 2 a 3 dedos de espessura (não aconselho a usar filé muito fino, pois ele precisa ser selado de um lado e do outro e ainda continuar cru por dentro)
- 1/2 xícara de gergelim branco torrado
- 1/4 xícara de gergelim preto
- Sal e pimenta do reino
- Azeite de oliva
Ingredientes (para o molho agridoce):
- Suco de 3 laranjas peneirado
- 3 colheres de sopa de molho de ostras (para quem mora no interior, onde não é fácil achar ingredientes orientais, é possível comprar pela internet no site www.asiashop.com.br)
Modo de fazer (sashimi):
- Tempere o salmão com o sal, a pimenta do reino e o azeite de oliva.
- Misture os dois gergelins e empane o salmão nesta mistura.
- Grelhe em azeite quente, somente para dourar o gergelim (não deixe queimar) e selar o salmão. O salmão não deve cozinhar totalmente, apenas as bordas dele ficam cozidas e o seu interior deve permanecer cru.
Modo de fazer (molho agridoce):
- Coloque o suco das laranjas e o molho de ostras em uma panela e leve ao fogo baixo até reduzir e obter consistência cremosa. Resfrie para servir.
Montagem do Prato:
- Com cuidado, corte cada filé do salmão em fatias grossas de aproximadamente 1,5 cm a 2cm de espessura (mais grosso um pouco que um sashimi normal).
- Regue as fatias com o molho agridoce de laranja. Sirva com salada verde.
Dica 01: Você pode utilizar o molho agridoce de laranja no lugar do shoyo, para mergulhar os sashimis antes de comer.
Dica 02: Para quem não curte comer peixe cru, não é problema. Você pode adaptar a receita para que os filés de salmão sejam totalmente cozidos. Neste caso, na hora da montagem do prato, não será necessário fatiar o filé, apenas regue-o com o molho agridoce de laranja, que ele ficará delicioso ainda assim. Aqui em casa eu fiz as duas versões pra testar e ambas ficaram deliciosas!
Parabéns Nathália. O site esta muito bem feito e muito bem explicado. Para quem tem dificuldade de encontrar produtos japoneses também tem a opção de comprar no site http://www.mitsuostore.com.br
Obrigada Rute!! E muito obrigada pela dica do site de ingredientes japoneses, tem sempre alguém me pedindo indicação de onde comprar.
Um abraço!