HOSPEDADO NA TASK -
HOSPEDAGEM DE SITE
E-MAIL PROFISSIONAL
REGISTRO DE DOMÍNIOS
SERVIDOR VIRTUAL
HOSPEDAGEM DE SERVIDOR

postheadericon Paella de Frutos do Mar (Receita da Maria Luisa Veggi)

Paella de Frutos do Mar

Pessoal.. pra quem gosta de frutos do mar, não tem como não amar essa Paella de Frutos do Mar. Por mais que muitos pensem que é super difícil fazer uma paella, não é! Esta receita é da minha Tia e Madrinha Maria Luisa Veggi. Ela fez questão de vir aqui em casa pessoalmente fazer a paella para que eu pudesse aprender. Aí o bicho de sete cabeças, que parecia ser fazer a paella, foi embora de tão fácil que eu achei fazer!

E sinceramente?! Ficou D-E-L-I-C-I-O-S-A!!!!! De comer de joelhos!

Então vamos a receita?!

Ingredientes:

  • 1 Polvo Inteiro limpo
  • 500gr de Camarões limpos (pode ser o cinza, ou sete barbas, ou o que você preferir e tiver em casa)
  • 4 ou 6 Camarões Rosa VG (esses são mais para enfeitar o prato, não é obrigatório usar caso não queira ou não tenha em casa)
  • 500gr de Mexilhões
  • 500gr de Lulas limpas
  • 2 Tomates sem casca e sem sementes cortados em brunoise
  • 1 Cebola ralada
  • 4 Dentes de alho cortados em brunoise
  • Salsinha e Cebolinha a gosto
  • 1 cabeça de alho inteira (para colocar no centro da paellera)
  • 3 copos de arroz
  • 1 Envelope de Paellero (Paellero é um tempero espanhol próprio para paella, facilmente encontrado em lojas de ingredientes importados)
  • 1 Colher (sopa) de Açafrão em pó
  • Pimenta a gosto (Nós utilizamos a pimenta calabresa, que tem que ser usada com todo cuidado pois é muito forte. Você pode usar a pimenta de sua preferência)
  • Fondor a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite
  • Caldo do Polvo (Caldo que vai se formar ao cozinhar o polvo)
  • 1 Panela Paellera ou Wok de 32cm aproximadamente.

Modo de Fazer (Frutos do Mar):

  1. Primeiramente lave todos os frutos do mar em água corrente, principalmente os mexilhões para retirar aquela areiinha das conchas que geralmente fica nele.
  2. Pique as Lulas em anéis não muito grossos e reserve.

    Lulas em anéis e Mexilhões Limpos

    Lulas em anéis e Mexilhões Limpos

  3. Ao lavar o polvo, é preciso esticar sobre uma bancada todos os seus tentáculos, colocar sal por cima dos mesmos e esfregar bem, esse processo serve para tirar toda a areia que possa ainda conter em suas ventosas. Feito isso enxague todo o sal do polvo e reserve.
  4. Em uma panela de pressão ainda aberta, ferva uma quantidade de água suficiente para que quando o polvo for colocado dentro, esta água cubra-o sobrando 1 dedo apenas acima dele.
  5. Quando a água começar a ferver, com o auxílio de um garfo grande, espete os tentáculos do polvo, mergulhe o polvo na água e espere 5 segundos. Retire o polvo e deixe a água ferver de novo. Repita este processo por mais 2 vezes. Esse processo se chama “assustar” o polvo e é feito pra ele não soltar a pele e ficar mais macio e saboroso.

    Assustando o Polvo

    Assustando o Polvo

  6. Após completar o processo de “assustar” o polvo, coloque-o na panela de pressão e tampe-a. Quando começar a chiar, marque aproximadamente 20 minutos para que ele fique bem macio. Nos métodos tradicionais de fazer paella o Polvo não é pré-cozido na panela de pressão, mas eu particularmente não gosto, pois ele acaba não cozinhando direito só na paella e fica duro. Por isso prefiro cozinhar o polvo antes na panela de pressão.
  7. Pique o polvo em cubinhos não muito pequenos e reserve junto com as lulas já picadas em anéis, os camarões limpos e os mexilhões inteiros.
  8. A água que sobrou na panela de pressão onde o polvo foi cozido deve ser reservada, pois a utilizaremos no cozimento do arroz na paella.

Modo de Fazer (Paella):

  1. Em uma Paellera ou Wok, adicione azeite a gosto e refogue a cebola e o alho até que fique transparente querendo dourar.
  2. Adicione os Mexilhões, as Lulas picadas em anéis, os camarões (menores, pois os maiores são para enfeitar o prato), o Polvo já cozido e cortado em cubos, o tomate cortado em brunoise sem semente e sem casca, o açafrão, a cebolinha e a salsinha a gosto e refogue bem. Ao refogar esses ingredientes, os frutos do mar soltarão uma água, isso é normal, deixe em fogo baixo refogando para que esta água seque um pouco mas não toda.

    Frutos do mar sendo refogados soltando a água que eu comentei acima

    Frutos do mar sendo refogados soltando a água que eu comentei acima

  3. Adicione o arroz já lavado junto ao refogado, mexa um pouco e adicione o envelope de Paellero, um pouco de Fondor e Pimenta e acerte o Sal. Coloque a cabeça de alho no centro da Paellera ou Wok e os camarões VG sobre a paella de maneira que enfeite o prato, para que estes vão cozinhando junto.
  4. Vá adicionando com o auxílio de uma concha, o caldo do Polvo aos poucos para cozinhar o arroz. (semelhante ao processo de um risoto). Durante este processo o fogo deve estar baixo para que o arroz não agarre no fundo da panela. Assim que o caldo for secando, vá colocando mais de concha em concha até que o arroz cozinhe por completo. Tem pessoas que preferem o arroz ao dente, outras que ele esteja mais cozido, faça de acordo com o seu gosto.
  5. Durante todo o processo vá provando e acertando o sal, se necessário, de acordo com o acréscimo de caldo do polvo.
  6. Sirva logo em seguida ainda quente.

 Rendimento: Esta quantidade de Paella serviu 10 pessoas comendo muito bem

 

Print Friendly, PDF & Email

2 Respostas para “Paella de Frutos do Mar (Receita da Maria Luisa Veggi)”

Deixe um comentário

Arquivos