HOSPEDADO NA TASK -
Hospedagem de sites e e-mail
Registro de domínios
Servidor virtual
Hospedagem de servidor

postheadericon Empadão de Ricota, Frango e Brócolis

Empadão de Frango, Ricota e Brócolis

Pessoal, finalmente cheguei em uma receita de massa de empadão que deu super certo, a minha amiga Márcia Miquilini que me presenteou com a receita e ficou uma delícia!

Ingredientes para a Massa:

  • 500 g de Margarina
  • 900 g de Farinha de Trigo (peneirada)
  • Sal a gosto
  • 4 colheres (sopa) de óleo (eu usei óleo de milho, mas pode ser de soja também)
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1 gema (para pincelar em cima)

Ingredientes para o Recheio:

  • 1 ricota
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • Brócolis, 1 maço
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga de salsa
  • 300 g de peito de frango desfiado
  • 2 colheres (sopa) de cebola ralada

Modo de Fazer (Massa):

  1. Misture todos os ingredientes em um bowl, deixando para ir colocando a farinha aos poucos a medida que você for misturando tudo, pois se colocar toda a farinha de uma só vez fica mais difícil misturar.
  2. Misture bem até formar uma massa homogênea.
  3. Pegue parte da massa e abra com a mão mesmo em um refratário de vidro, forrando o mesmo com a massa. Vide foto abaixo:

    Abrindo a massa do empadão

    Abrindo a massa do empadão

  4. Para fazer a tampa do empadão, é preciso forrar a sua bancada com um plástico filme, colocar a massa sobre ele e colocar outro plástico filme por cima da massa, só assim você conseguirá abri-la com um rolo de massa. Atenção:Não abra de forma que ela fique muito fina, para evitar que quebra ao manuseá-la para colocar sobre o refratário do empadão já recheado.
  5. Depois de aberta, retira o plástico filme de cima da massa, e com muito cuidado, pegue-a com o plástico filme que está debaixo dela para poder virar a tampa no refratário, logo em seguida é só retirar o plástico filme e tirar as rebarbas de massa do refratário.

Modo de Fazer (Recheio):

  1. Comece ralando a ricota e cozinhando o brócolis. Para ralar a ricota basta colocá-la em um liquidificador.
  2. Bata junto no liquidificador a ricota e o brócolis.
  3. Refogue a cebola ralada até que a mesma fique transparente junto com a manteiga de salsa, em seguida despeje o frango desfiado e continue refogando em fogo médio.
  4. Adicione a ricota já batida com o brócolis e o requeijão.
  5. Corrija o sal, adicione pimenta do reino moída na hora e a salsinha a gosto.
  6. Quando o requeijão já tiver derretido, desligue o fogo.SUPER IMPORTANTE:JAMAIS, coloque o recheio quente ou morno sobre a massa do empadão, é preciso que o mesmo esteja totalmente frio ou gelado. Caso não siga esta regra primordial, o seu empadão corre um grande risco de “solar”. Experiência própria viu gente?!
    Uma forma rápida de esfriar o recheio é colocar a panela com o mesmo, dentro de um recipiente com água gelada e gelo, vá mexendo o recheio até que o mesmo esfrie.

Montagem:

Depois do recheio já frio, adicione o mesmo sobre a massa que já está aberta forrando o refratário, com o restante da massa que você já abriu com o auxílio de duas camadas de plástico filme para fazer a tampa, tampe o refratário retirando as rebarbas de massa. Caso sobre um pouco de massa, você pode fazer umas “gracinhas” sobre o empadão, eu por exemplo fiz uma bolinha, como podem ver na foto.

Empadão montado com a gema já pincelada

Empadão montado com a gema já pincelada

Finalmente pincele uma gema misturada com um pouquinho de óleo, sobre o empadão para que ao levar ao forno para assar, forme-se aquela casquinha moreninha.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 190ºC por 30 a 40 minutos.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Arquivos