HOSPEDADO NA TASK -
HOSPEDAGEM DE SITE
E-MAIL PROFISSIONAL
REGISTRO DE DOMÍNIOS
SERVIDOR VIRTUAL
HOSPEDAGEM DE SERVIDOR

postheadericon Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Quem ama frutos do mar, principalmente o polvo, jamais poderá deixar de provar esta receita. Trata-se de mais uma iguaria que aprendi com a mestre Carla Pernambuco no programa Brasil no Prato. Segui a risca a receita e não deu outra, ficou sensacional!

Abaixo compartilho a receita com vocês, não se assustem pelo tamanho, o que acontece é que tentei ser o mais detalhista possível para que não se tenha dúvidas na hora de colocar a mão na massa. O cozimento do polvo é a única coisa mais demorado, portanto basta começar um pouco mais cedo que não terá erro.

Volto a ressaltar que qualquer dúvida, sintam-se a vontade para escrever um e-mail para contato@natvegi.com.br ou deixar um comentário no site.

Espero que curtam bastante essa receita pernambucana que fez o maior sucesso aqui em casa com os amigos que convidei para saborear conosco.

Ingredientes para o polvo:

  • 2 dentes de Alho inteiros e descascados
  • 150 ml de Azeite
  • 1 Cebola grande cortada grosseiramente
  • 2 Folhas de louro (de preferência frescas)
  • 1 Polvo inteiro (sem cabeça)
  • 2 Tomates cortados grosseiramente

Ingredientes para o arroz:

  • 5 g de Açafrão em pó
  • 2 dentes de Alho cortados em cubinhos
  • 2 xícaras  de Arroz agulhinha
  • 1 xícara de Brócolis
  • Caldo do cozimento do polvo
  • ½  Cebola (ralada)
  • ¾ xícara de ervilha fresca pré-cozida (pode ser aquela congelada, só não fica legal com a de latinha)
  • 1 e ½ colher (sopa) de Manteiga de Salsa (receita aqui)
  • 2 colheres de sopa de Óleo
  • 1 colher de chá (rasa) de Páprica Picante (a páprica varia muito do fabricante, tem páprica que você compra e não arde nada, já outras só o cheiro já é extremamente forte. Se a sua páprica for muito picante, cuidado! Coloque aos pouquinhos e vá provando, pois apimentado demais tem gente que nem consegue comer, porém este prato sem picância nenhuma também não fica muito bom.)
  • ½ xícara de Parmesão ralado,
  • Sal, a gosto
  • Salsinha picada (para finalizar), a gosto
  • Tentáculos do polvo já cozido (fatiados na diagonal)
  • 3 Tomates (cortados em cubo, sem semente)

Modo de Fazer o Polvo:

Em uma panela, coloque bastante azeite (150ml) e espere aquecer. Em seguida coloque a cebola, o alho, as folhas de louro, o polvo (totalmente limpo conforme já ensinei aqui) e o tomate conforme a foto abaixo. Tampe a panela e deixe cozinhar entre 1:30h a 2 horas em fogo baixo.

Cozinhando o polvo

Cozinhando o polvo

Atenção: Dependendo do tamanho do polvo e da panela ele pode cozinhar antes de 2 horas (1 polvo de uns 700 gr a 1kg, por exemplo deve demorar em torno de 1h apenas pra cozinhar, portanto as 2h não é regra geral, depende muito do tamanho do polvo), caso perceba que o caldo formado na panela esteja engrossando antes de dar 2 horas veja se o polvo está macio com o auxílio de um garfo. Em caso positivo, já pode desligar a panela, se não o caldo poderá engrossar demais ou até secar e o polvo passar do ponto de cocção.

Importante: Este cozimento do polvo não leva água em nenhum momento, não se assuste achando que não vai dar certo, porque é assim mesmo. A medida que ele for cozinhando ele vai soltar uma água e formar um caldo.

Polvo já quase cozido com o caldo que se formou durante o cozimento

Polvo já quase cozido com o caldo que se formou durante o cozimento

Após o polvo cozido, coe o caldo que se formou na panela e reserve.

Fatie os tentáculos do polvo na diagonal e reserve em um recipiente coberto com plástico filme em temperatura ambiente.

Modo de Fazer o Arroz:

Dissolva o açafrão em um pouco da água morna que irá utilizar no cozimento do arroz agulhinha. Utilize temperos que você costuma usar no dia a dia como cebola, alho, sal. (Não exagere no tempero, pois haverão outros ingredientes a serem misturados junto ao arroz depois) A diferença deste arroz é que ele deverá ficar ao dente e não totalmente cozido.

Uma dica de como fiz o meu arroz: Lavei 2 xícaras de arroz agulhinha bem lavado até não soltar mais água branca, justamente pra ele ficar bem soltinho. Utilizei uma panela elétrica de arroz. Coloquei um pouco de óleo no fundo da panela, 2 pacotinhos daquele tempero “Meu arroz”, adicionei o arroz já lavado e depois dissolvi o açafrão na água e despejei na panela. Eu utilizei a mesma medida do arroz para a água, ou seja, exatas 2 xícaras de água, para que ele ficasse ao dente.

Quando a panela assinalou que estava pronto, eu retirei o arroz todo e coloque em outro recipiente para interromper a cocção e reservei até o momento de utilizá-lo no meu refogado junto com o polvo e os demais ingredientes.

Modo de Preparo do Brócolis e da Ervilha:

Para o brócolis e a ervilha eu utilizei o processo de branqueamento já ensinado aqui no blog, caso você não tenho visto, clique aqui e confira.

Primeiro branqueei o Brócolis e logo após as ervilhas, ambos separadamente e ao final do processo com cada um deles, reservei em recipientes distintos para utilizá-los logo após no refogado do Arroz de Polvo.

Modo de Fazer o Arroz de Polvo:

  1. Aqueça o óleo na panela e refogue a cebola ralada, o alho picado em cubinhos e um pouco do tomate sem sementes picado em cubos também. Refogue até que a cebola fique suada e o tomate mais murcho.
  2. Em seguida, adicione o polvo pronto, a ervilha, o brócolis, a páprica picante e um pouco do caldo do polvo (não adicione todo o caldo, se precisar depois, acrescente mais. Eu particularmente gosto bastante deste arroz mais sequinho e não muito caldoso). Mexa um pouco para que o brócolis e a ervilha chegue no ponto exato.
  3. Adicione então o arroz pronto com o açafrão, a salsinha, a manteiga de ervas e o restante do tomate em cubinhos e o queijo parmesão ralado. Misture tudo delicadamente com o auxílio de duas colheres, (uma em cada mão, igual costumamos misturar uma salada) até que a manteiga de ervas e o queijo parmesão derreta e incorpore no arroz.
  4. Monte o prato e coloque mais um pouco de ervilha e salsinha para decorar e sirva.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Arquivos